PS5 Pro: Sony quer jogos "aprimorados" rodando a 60 FPS

 William Schendes
William Schendes
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Os vazamentos sobre o PS5 não param de chegar. Dessa vez, o jornalista Tom Warren do The Verge obteve relatos de fontes familiarizadas com o assunto que disseram que a Sony pretende aprimorar jogos existentes e novos para aproveitarem o máximo do hardware potente do novo console.

As fontes também relatam que a empresa trabalho num modo “ultra-boost” que melhorará jogos antigos no PS5 Pro. A Sony também está pedindo que os desenvolvedores criem um novo modo gráfico exclusivo para o console, que usará a tecnologia de upscalling PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR). Esse modo permitiria resoluções em 4K rodando em uma taxa de quadros de 60 fps e efeitos de ray tracing.

Os vazamentos iniciais sugerem que o novo console terá uma capacidade de renderização 45% mais rápida que o PS5 padrão e que utilizará mais memória para suportar o ray tracing dos jogos.

As informações revelam que a Sony já começou a entregar kits de testes para os desenvolvedores e está incentivando que eles usem mais recursos gráficos como o ray tracing. Os desenvolvedores que otimizarem seus jogos para o PS5 Pro poderão utilizar o rótulo “Trinity Enhanced”(“Aprimorado para o Trinity”) - Trinity é o codinome interno do console.

Segundo Warren, a Sony está pedindo que os desenvolvedores submetam seus jogos à certificação até agosto, para garantir que eles serão compatíveis antes do lançamento do console.

Sony que jogos otimizados para o PS5 Pro
(Imagem: Divulgação/ Sony)

O rótulo Enhanced já foi utilizado anteriormente pela Sony para destacar jogos que haviam sido aprimorados para o PlayStation 4 Pro.

De acordo documentos vistos pelo Insider Gaming, para receber o rótulo, os jogos terão que fornecer algumas das melhorias a seguir:

  • Resolução alvo aumentada para títulos que executam uma resolução fixa no console padrão

  • Aumento da resolução máxima alvo para títulos executados em resolução variável no console padrão

  • Taxa de quadros alvo aumentada para títulos que visam uma taxa de quadros fixa no console padrão

  • Inclusão de efeitos PS5 Pro Raytracing

Vazamento revela especificações de hardware do PS5 Pro

Os vazamentos sobre o PS5 Pro começaram a surgir em meados de março com informações obtidas de documentos da Sony vistas pelo youtuber “Law is Dead” e pelo jornalista Tom Henderson do Insider Gaming.

De acordo com as informações, o console estaria sendo chamado pelo codinome “Trinity” e traria uma GPU maior com capacidade de renderização mais rápida que o PS5 padrão. Além disso, o console aceleraria de 2 a 3 vezes os efeitos de ray tracing em relação ao modelo anterior.

Também é dito que o console integrará uma arquitetura de aprendizado de máquina que servirá como uma tecnologia de upscalling, que poderia atingir resoluções de até 8K. Essa arquitetura é chamada de PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) e funcionaria da mesma forma que as tecnologias DLSS da Nvidia e FSR da AMD.

Em relação ao barramento da memória do sistema, é dito que a versão Pro virá com 576 GB/s, o que representa uma melhoria de 28% em relação ao console padrão.

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 William Schendes
William Schendes
Jornalista e redator de conteúdo. Cobre tecnologia, games e cibersegurança desde 2022. No TechShake, acompanha e escreve sobre notícias do mundo tech, mas também produz reportagens, reviews, artigos especiais e tutoriais. Tem uma sugestão de pauta ou release? Mande para williamschendesps@outlook.com