Os vazamentos sobre o PS5 não param de chegar. Dessa vez, o jornalista Tom Warren do The Verge obteve relatos de fontes familiarizadas com o assunto que disseram que a Sony pretende aprimorar jogos existentes e novos para aproveitarem o máximo do hardware potente do novo console.
As fontes também relatam que a empresa trabalho num modo “ultra-boost” que melhorará jogos antigos no PS5 Pro. A Sony também está pedindo que os desenvolvedores criem um novo modo gráfico exclusivo para o console, que usará a tecnologia de upscalling PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR). Esse modo permitiria resoluções em 4K rodando em uma taxa de quadros de 60 fps e efeitos de ray tracing.
Os vazamentos iniciais sugerem que o novo console terá uma capacidade de renderização 45% mais rápida que o PS5 padrão e que utilizará mais memória para suportar o ray tracing dos jogos.
As informações revelam que a Sony já começou a entregar kits de testes para os desenvolvedores e está incentivando que eles usem mais recursos gráficos como o ray tracing. Os desenvolvedores que otimizarem seus jogos para o PS5 Pro poderão utilizar o rótulo “Trinity Enhanced”(“Aprimorado para o Trinity”) - Trinity é o codinome interno do console.
Segundo Warren, a Sony está pedindo que os desenvolvedores submetam seus jogos à certificação até agosto, para garantir que eles serão compatíveis antes do lançamento do console.
O rótulo Enhanced já foi utilizado anteriormente pela Sony para destacar jogos que haviam sido aprimorados para o PlayStation 4 Pro.
De acordo documentos vistos pelo Insider Gaming, para receber o rótulo, os jogos terão que fornecer algumas das melhorias a seguir:
-
Resolução alvo aumentada para títulos que executam uma resolução fixa no console padrão
-
Aumento da resolução máxima alvo para títulos executados em resolução variável no console padrão
-
Taxa de quadros alvo aumentada para títulos que visam uma taxa de quadros fixa no console padrão
-
Inclusão de efeitos PS5 Pro Raytracing
Vazamento revela especificações de hardware do PS5 Pro
Os vazamentos sobre o PS5 Pro começaram a surgir em meados de março com informações obtidas de documentos da Sony vistas pelo youtuber “Law is Dead” e pelo jornalista Tom Henderson do Insider Gaming.
De acordo com as informações, o console estaria sendo chamado pelo codinome “Trinity” e traria uma GPU maior com capacidade de renderização mais rápida que o PS5 padrão. Além disso, o console aceleraria de 2 a 3 vezes os efeitos de ray tracing em relação ao modelo anterior.
Também é dito que o console integrará uma arquitetura de aprendizado de máquina que servirá como uma tecnologia de upscalling, que poderia atingir resoluções de até 8K. Essa arquitetura é chamada de PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) e funcionaria da mesma forma que as tecnologias DLSS da Nvidia e FSR da AMD.
Em relação ao barramento da memória do sistema, é dito que a versão Pro virá com 576 GB/s, o que representa uma melhoria de 28% em relação ao console padrão.
FIQUE POR DENTRO!