Produtora de Dead By Daylight demite 95 funcionários

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Tempo de leitura: 3 min.

A desenvolvedora Behaviour Interactive, conhecida pelo jogo Dead by Daylight, anunciou a demissão de aproximadamente 95 funcionários. A maioria dos afetados – 70 dos 95 – trabalha no escritório da empresa em Montreal, Canadá, conforme reportado pela GamesIndustry.biz.

Dead by Daylight capa imagem
Dead by Daylight (Imagem: Behaviour Interactive)

A empresa atribuiu as demissões a uma reestruturação estratégica, e que essas demissões não afetarão seus negócios de serviços ou o desenvolvimento contínuo de Dead by Daylight.

"Para seguir essa visão (liderança no gênero de terror, liderança em serviços e exploração das possibilidades de entretenimento baseado em localização), vamos implementar múltiplas mudanças estratégicas na estrutura corporativa, aprimorando a distinção entre seus recursos de produto, produção, desenvolvimento de negócios e marketing."

"Como resultado dessas mudanças, a empresa reduzirá sua equipe em até 95 funcionários, 70 dos quais baseados em Montreal. Cada um desses indivíduos ofereceu valiosas contribuições à Behaviour e receberá total apoio da organização para seguir para a próxima etapa de suas carreiras."

Comunicado oficial da produtora.

Além do desenvolvimento de Dead by Daylight, a Behaviour Interactive está colaborando com a Supermassive Games no desenvolvimento de The Casting of Frank Stone, um jogo de terror single-player ambientado no universo de Dead by Daylight.

Essas demissões ocorrem apenas alguns meses após a empresa ter dispensado cerca de 45 funcionários no mesmo escritório de Montreal, em janeiro. Este movimento se soma a uma lista crescente de demissões e fechamentos de estúdios em 2024.

Em maio, a Phoenix Labs, desenvolvedora de Fae Farm e Dauntless, demitiu a maioria de sua equipe e cancelou seus jogos em desenvolvimento. Na mesma semana, a Square Enix anunciou demissões como parte de "reformas estruturais".

No mesmo mês, a Xbox fechou quatro estúdios da Bethesda, incluindo a desenvolvedora de Hi-Fi Rush, Tango Gameworks, e o estúdio Redfall, Arkane Austin. A Take-Two Interactive fechou o estúdio Rollerdrome, Roll7, e o estúdio Kerbal Space Program 2, Intercept Games, além de realizar grandes demissões em sua divisão de publicação independente, Private Division.

Na mesma semana, a desenvolvedora de Deliver Us Mars, Keoken Interactive, demitiu quase toda a sua equipe.

Ao longo do ano, outras grandes empresas também fizeram cortes significativos. A EA demitiu cerca de 670 funcionários, resultando no cancelamento do jogo Star Wars FPS da Respawn. A PlayStation demitiu 900 funcionários em estúdios como Insomniac, Naughty Dog e Guerrilla, e fechou o London Studio. No dia anterior, a Supermassive Games, desenvolvedora de Until Dawn, anunciou a demissão de 90 funcionários.

Em janeiro, o Embracer Group cancelou um novo jogo da franquia Deus Ex em desenvolvimento na Eidos-Montréal e demitiu 97 funcionários. Na mesma época, a Black Forest Games, desenvolvedora do remake de Destroy All Humans, demitiu 50 funcionários e a Microsoft anunciou a demissão de 1.900 funcionários em suas equipes da Xbox, Activision Blizzard e ZeniMax. A People Can Fly, desenvolvedora de Outriders, demitiu mais de 30 funcionários, e a Riot Games, responsável por League of Legends, demitiu 530 funcionários.

Outras empresas como CI Games, Unity, Twitch, Discord e Thunderful Group também realizaram cortes significativos em suas equipes ao longo de 2024.

O cenário atual destaca um ano turbulento para a indústria de jogos, com inúmeras demissões e fechamentos de estúdios impactando desenvolvedores em todo o mundo.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.