A série 5000 da Nvidia deve estrear até o final de 2024, sendo a primeira família de placas de vídeo Blackwell, prometendo um aumento significativo de desempenho, eficiência e maior capacidade de executar tarefas de inteligência artificial (IA).
Nesta semana, surgiram novos vazamentos sobre a RTX 5090, indicando que ela poderá suportar até 16 módulos de memória GDDR7. Dessa forma, a placa de vídeo de última geração poderá oferecer até 32 GB de memória VRAM. A informação foi divulgada pelo vazador Panzerlied no Chiphell Forum.
Esses módulos seriam dispostos da seguinte forma: cinco em cada lateral, dois na parte superior e dois na inferior.
Como relatou o site Overclock3d, especulações anteriores sugeriam que os módulos de memória da placa de vídeo de última geração seriam GDDR7 de 28 Gbps, o que representa 33% a mais de velocidade e 77% mais largura de banda de memória comparado com a RTX 4090. Dessa forma, a RTX 5090 poderá atingir incríveis 1.800 GB/s de largura de banda de memória.
O rumor também afirma que a RTX 5090 terá um layout de memória muito mais denso em relação à sua antecessora, podendo contar com até 512 bits em seu barramento. Para efeitos de comparação, a interface de memória da RTX 4090 alcançava até 384 bits.
Os vazamentos sobre as placas de vídeo RTX 5000 devem aumentar entre junho e agosto, pois é a época em que a Nvidia começa a se envolver com mais parceiros para a fabricação das placas, como observa o VideoCardz.
FIQUE POR DENTRO!