Nvidia RTX 50: Vazamento revela que o consumo de energia da série aumentará

 William Schendes
William Schendes
Tempo de leitura: 1 min.

A Nvidia parece estar se preparando para lançar sua nova linha de placas de vídeo da série RTX 50, com informações sobre os possíveis TDPs (Thermal Design Power, Energia Térmica do Projeto) desses modelos surgindo no site oficial da Seasonic, uma popular fabricante de fontes de alimentação.

A descoberta foi feita através da ferramenta de escolha de fontes da Seasonic e divulgada por uma conta no Twitter que monitora de perto as atualizações das principais fabricantes de GPUs.

O site Tom’s Hardware compilou uma tabela comparativa que destaca os aumentos nos TDPs dos novos modelos da série RTX 50 em relação à geração anterior. A RTX 5060, por exemplo, terá um aumento significativo no TDP, passando de 115W (RTX 4060) para 170W. Em contraste, a RTX 5070 verá um aumento mais modesto, indo de 200W (RTX 4070) para 220W.

RTX 50 TDPs
(Imagem: Reprodução/ Tom´s Hardware)

A previsão é que a série RTX 50 seja lançada em outubro, começando pelo modelo topo de linha, a RTX 5090, que deve oferecer um clock base de 2,9GHz, representando um aumento considerável em comparação com a RTX 4090. No entanto, existem especulações conflitantes sobre qual modelo será lançado primeiro, com alguns vazamentos sugerindo que a RTX 5080 pode estrear antes da RTX 5090.

RTX 50 TDPs

Para os consumidores que aguardam os modelos mais acessíveis, a RTX 5070 é esperada para o início de 2025, possivelmente em janeiro. Já a RTX 5060, destinada aos consumidores com orçamento mais limitado, poderá ser lançada apenas no terceiro ou quarto trimestre de 2025, deixando esse público esperando quase um ano pelo produto.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.