A Microsoft continua chamando a atenção da comunidade gamer ao lançar diversos jogos exclusivos do Xbox para o PlayStation 5 e Nintendo Switch nas últimas semanas.
Títulos como Hi-Fi Rush, Grounded, Pentiment e Sea of Thieves agora estão disponíveis em plataformas concorrentes, marcando uma mudança estratégica bastante significativa da empresa.
Durante a teleconferência sobre os lucros do terceiro trimestre de 2024, o CEO da empresa, Satya Nadella, destacou essa nova abordagem reforçando o compromisso da Microsoft em "expandir seu alcance e levar excelentes jogos para mais jogadores em diferentes dispositivos". A recente aquisição da Activision Blizzard fortalece ainda mais essa estratégia editorial.
E essa estratégia tem mostrado bons resultados. Com sete jogos entre os 25 melhores da PlayStation Store, a Microsoft segue reforçando o sucesso dessa expansão para novas plataformas.
Porém, fica um questionamento: Será que o aumento da base de jogadores compense os custos de desenvolvimento com o final da exclusividade de diversas franquias famosas? Será que isso não poderá reduzir as vendas de consoles Xbox, gerando incerteza sobre a continuidade do console entre os consumidores?
Embora não haja anúncios oficiais, muitos rumores sugerem que grandes lançamentos de 2024, como Senua's Saga: Hellblade II e Indiana Jones and the Great Circle, podem seguir o mesmo caminho multiplataforma.
A possibilidade de ver séries icônicas como Halo chegando ao PS5 também está sendo amplamente discutida, segundo fontes, o que poderia ser uma jogada estratégica para expandir o alcance da franquia e atrair novos públicos.