Os MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game) podem não ser mais o sucesso que eram antes, mas ainda reúnem imensas comunidades de jogadores ao redor do mundo. Se você é um dos grandes fãs do gênero, mas só tem PC Fraco, reunimos abaixo uma lista com os 16 melhores MMORPG que rodam em computadores bem fraquinhos para você continuar upando. Confira!
1. Ragnarok Online
- Processador: Intel/AMD de 1,8 GHz ou superior
- Memória RAM: 2GB
- Placa de Vídeo: mínimo de 128 MB
Começando por um dos clássicos, Ragnarok ainda vive!! A febre dos anos 2000 continua firme e forte para aqueles jogadores nostálgicos ou mesmo aqueles que não conseguem rodar nada mais pesado. Com dezenas de classes e centenas de itens, equipamentos e masmorras, o jogo tem absolutamente tudo para agradar qualquer fã de MMORPG. Como marca registrada do jogo, podemos citar a economia própria construída pelos próprios jogadores através de verdadeiras feiras lotadas nas principais cidades do jogo.
2. Tibia
- Processador: Pentium III
- Memória RAM: 1GB
- Placa de Vídeo: 128MB
Um clássico ainda maior, Tibia é dificilmente procurado por jogadores novos, mas é um tesouro para quem era viciado nos anos 2000. Com gráficos ainda mais simples que os de Ragnarok, o jogo se destaca no conteúdo gigantesco e no mundo aberto surpreendentemente grande para um jogo tão antigo.
O maior diferencial de Tibia é que o jogo não tem limite de nível máximo para os personagens, ou seja, você pode continuar evoluindo sem previsão de parar.
3. Old School Runescape
- Processador: Intel i3+/AMD @ 2.4+ GHz
- Memória RAM: 4GB
- Placa de Vídeo: Integrada Intel HD 4000
Old School Runescape não é um jogo tão velho. Lançado em 2013, os desenvolvedores economizaram energia nos gráficos e esbanjaram nas mecânicas. Mesmo parecendo tão simples, Old School Runescape possui tudo o que se espera do gênero: quests, raids, PVP, PVE extremamente difícil, atualizações regulares, minigames e muito mais. Definitivamente um jogo com bastante conteúdo.
Jogue Old School Runescape grátis
4. Dungeons and Dragons Online
- Processador: Dual Core 1.8GHz
- Memória RAM: 2GB
- Placa de Vídeo: 64MB
A versão online do RPG de mesa mais famoso do mundo. Dungeons and Dragons Online faz jus ao nome. Com dezenas de classes disponíveis e possibilidade de customizar cada detalhe do seu personagem, o jogo tem um foco muito grande na narrativa do mundo e faz um belo trabalhando encaixando cada uma das quests nessa história. A interface lembra muito World of Warcraft, e as lutas também são muito similares.
5. The Lord of the Rings Online
- Processador: Dual Core 1.8GHz
- Memória RAM: 2GB
- Placa de Vídeo: 512MB
The Lord of the Rings Online é o RPG oficial do Senhor dos Anéis. Inserindo você na Terra-Média, o jogo conta com as principais raças que encontramos nos livros/filmes, além de diversas classes e profissões. Obviamente, aqui você poderá explorar locais como as famosas Minas de Moria, Condado, Lothlórien e muito mais.
O jogo também possui chefes de masmorras que precisam ser derrotados por vários jogadores ao mesmo tempo, além de um PvP que permite você jogar como servos de Sauron.
Jogue The Lord of The Rings Online grátis
6. Crystal Saga
- Processador: Celeron 2.13GHz
- Memória RAM: 512MB
- Placa de Vídeo: 128MB
Crystal Saga é um MMORPG que roda diretamente no seu navegador. O jogo é extremamente parecido com Ragnarok, desde o mesmo estilo de gráficos minimalistas e inspirados em animes, perspectiva de Ragnarok, animações de habilidades, avatares, monstros, etc.
Este jogo, contudo, é muito mais leve! Claro que Crystal Saga conta com muito menos conteúdo, mas possui um sistema de quests que o diferencia bem de Ragnarok.
7. Warspear Online
- Processador: Pentium 4 2.0GHz
- Memória RAM: 512MB
- Placa de Vídeo: 128MB
Warspear Online é um MMORPG com gráficos retro estilo Zelda do Nintendinho. Rodável em qualquer PC da Xuxa, o jogo possui sistema de guildas, PVP, diversas classes e raças, cerca de 1500 quests e muito mais. O jogo recebe atualizações mensais e também conta com eventos periódicos.
8. Aion
- Processador: Pentium 4 2.8GHz
- Memória RAM: 1GB
- Placa de Vídeo: 128MB
Aion é um RPG extremamente parecido com World of Warcraft, visualmente falando. Com cenários e personagens muito bem desenhados, o jogo enche nossos olhos com efeitos visuais chamativos e detalhados.
Além de todos os elementos clássicos do gênero, Aion oferece um nível de liberdade maior do que a média já que você pode explorar o mundo aberto pelo ar enquanto voa com seu personagem ou montarias aladas.
9. Adventure Quest 3D
- Processador: Dual Core 1.8GHz
- Memória RAM: 1GB
- Placa de Vídeo: 512MB
Adventure Quest 3D é mais RPG visualmente parecido com WoW. Com diversas classes, eventos, mundo aberto, pets, PvP e muito mais. O jogo se destaque da maioria dos outros títulos do gênero devido ao suporte cross-play que permite jogadores de PC e celular jogarem juntos.
Jogue Adventure Quest 3D grátis
10. Lineage 2
- Processador: Pentium 4 3.0GHz
- Memória RAM: 2GB
- Placa de Vídeo: 512MB
Lineage 2 é um dos MMORPG mais bonitos que você conseguirá jogar em PC fraco. Mesmo sendo tão antigo (lançado em 2003) o jogo ainda é relevante até hoje devido aos gráficos muito avançados e a quantidade de mecânicas disponíveis. Com foco primário em PVP, o jogo conta com uma variedade de classes inédita. Ao todo, são quase 40 classes acessadas conforme você upa e de acordo com a raça escolhida.
11. Guild Wars Trilogy
- Processador: Pentium 3 1.0GHz
- Memória RAM: 512MB
- Placa de Vídeo: 128MB
Guild Wars Trilogy reúne todos os títulos da franquia em um único jogo vencedor de vários prêmios. Com gráficos muito avançados para a época (lançado em 2008), o jogo não fica muito atrás de títulos mais atuais do gênero. Com PVE, PVP, quests, sistema de guildas e muito mais, o jogo mantém até hoje uma grande comunidade ativa.
12. Trove
- Processador: Intel Core i3 2.0GHz
- Memória RAM: 1GB
- Placa de Vídeo: 64MB
Trove é um MMORPG misturados com diversos elementos de Minecraft, especialmente os gráficos. O jogo também contém um vasto mundo aberto e um número de absurdo de opções de customização de personagem.
O game encoraja muito a interação entre jogadores, diversas missões e masmorras só podem ser feitas em grupo, e grande parte da exploração do mundo aberto também só é viável com a ajuda de outros jogadores.
13. Priston Tale
- Processador: Pentium II 300 MHz
- Memória RAM: 1GB
- Placa de Vídeo: 128MB
Priston Tale é um MMORPG RAIZ com foco muito grande em leveling. Para quem não se importa em passar muito tempo matando mobs como única forma de upar, Priston Tale é um jogo simples, mas que ainda conta com uma grande comunidade ativa devido ao fato de possuir um servidor brasileiro.
14. Digimon Masters Online
- Processador: Pentium 4 2.0GHz
- Memória RAM: 2GB
- Placa de Vídeo: 128MB
Digimon Masters Online é o MMO da popular franquia Digimon. Aqui você é um domador de Digimons, que embarca numa aventura para destruir digimons malignos e humanos que tentam acabar com a paz do mundo digital e dos humanos.
O game conta com mais de 100 tipos de digimons, 50 mapas, chefes de masmorras e batalhas emocionantes. Cresça e digivolva seu monstro digital para torná-lo mais forte, em Digimon Masters Online conclua missões, faça novos amigos e muito mais!
Jogue Digimon Masters Online aqui grátis
15. PokéOne
- Processador: Intel Core i3
- Memória RAM: 1.5GB
- Placa de Vídeo: 1GB
PokéOne é um MMORPG não oficial de Pokémon. Mesmo assim, ele oferece a melhor experiência possível no gênero para quem é fã das pequenas criaturas. Nele você encontra sistema de níveis, quests diárias, montarias, guildas, PvP, sistema de troca de pokémons, customização de personagens, emojis para inserir nas conversas e muito mais.
Já, com relação aos pokémons, o jogo mantém todas as mecânicas já conhecidas como evolução, fortalecimento, tipos de ataques, etc. PokéOne é um jogo extremamente divertido para quem gosta dos monstrinhos de bolsos mais famosos do mundo!
16. WAKFU
- Processador:Pentium 4 2.8GHz
- Memória RAM: 1GB
- Placa de Vídeo: 128MB
WAKFU é um MMO de combate tático, combinando humor e ação num universo original. Uma das principais diferenças do jogo é o seu combate por turnos, onde deverá desenvolver estratégias para derrotar os inimigos. Além de, poder se envolver com o sistema político do mundo, podendo se tornar governador ou ministro e assim, impactar a vida de vários jogadores.
Com um mundo rico e aberto para explorar, várias classes, raças diferentes para selecionar entre os diversos tipos de animais existentes, WAKFU é um jogo agradável e divertido para se gastar horas e horas de partida.
Mais artigos imperdíveis: