Com mundos abertos gigantes e cheio de coisas para se fazer, os títulos abaixo garantem horas e horas de diversão mesmo depois de você ter vencido o último chefe ou terminado a última missão. Incluimos games de todas as principais plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Android e iOS. Confira!
1. The Witcher 3
- Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch
- Gênero: RPG de ação
- Ano de lançamento: 2015
Um dos jogos mais premiados da história, The Witcher 3 conta com um imenso muito aberto cheio de coisas para se fazer mesmo após ter zerado o jogo. Além de várias localidades com características e culturas próprias, o jogo oferece inúmeras atividades divertidas ao redor do seu mundo, seja para completar quests secundárias ou apenas para se divertir sem compromisso com sereias, trolls, ursos, jogando cartas, experimentando roupas diferentes e muito mais.
2. Grand Theft Auto V
- Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, PC
- Gênero: Ação e aventura
- Ano de lançamento: 2013
GTA V dispensa qualquer apresentação. Uma das maiores obras-primas dos videogames oferece um nível de liberdade inédito na sua franquia, possibilitando que você se divertida por muitas horas sem nem mesmo tocar na campanha principal. Além de poder explorar o vasto mundo aberto com carros, motos, bicicletas, aviões, helicópteros e até mesmo submarinos, o jogo dispõe de inúmeras atividades paralelas para você passar o tempo, seja trabalhando de taxista, motorista, lixeiro, visitando boates, clubes, etc.
3. Ghost of Tsushima
- Plataformas: PlayStation 4 e PlayStation 5
- Gênero: ação e aventura
- Ano de lançamento: 2020
Ghost of Tsushima é um dos jogos mais bonitos de todos os tempos e um dos mais premiados da atualidade. O jogo segue na mesma linha de vários jogos de ação e aventura de mundo aberto, com muitas missões principais, secundárias e várias atividades extras para passar o tempo. No entanto, a combinação desse mundo aberto com os elementos cinematográficos de imagem e som, além da temática de samurai muito envolvente fazem o jogo ser uma verdadeira pérola.
4. Just Cause 4
- Plataformas: PC, PlayStation 4 e Xbox One
- Gênero: tiro em 3ª pessoa
- Ano de lançamento: 2018
Just Cause 4 é um dos melhores jogos de tiro em 3ª pessoa que existe. O seu mundo aberto também é surpreendentemente grande para um jogo do gênero, em que o fator de exploração geralmente é deixado para trás. Com uma história bem envolvente e personagens carismáticos, Just Cause 4 se destaca com suas mecânicas de movimentação inovadoras que permitem você explorar muito bem o mundo aberto pelo ar, já que o personagem conta com um wingsuit e um gancho que o permite se movimentar verticalmente.
5. Assassin's Creed Valhalla
- Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X e Google Stadia
- Gênero: RPG de ação
- Ano de lançamento: 2020
O título mais recente da franquia Assassin's Creed não inova muito em termos de mecânicas, mas dá um grande salto de qualidade nos detalhes e na riqueza do seu mundo aberto. Aqui, tudo o que faz da franquia um sucesso continua presente, mas dessa vez a exploração de cada canto do cenário nórdico vale a pena, não só pelos cenários de beleza natural de tirar o fôlego mas também pela qualidade das quests secundárias que você pode descobrir durante as andanças.
6. Yakuza: Like a Dragon
- Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X
- Gênero: RPG de ação
- Ano de lançamento: 2020
Yakuza: Like a Dragon transmite uma experiência parecida a de GTA V em termos de mecânicas, mundo aberto e exploração. Apesar dos combates seguirem um sistema de turnos, o jogo oferece um ótimo nível de liberdade para você fazer o que quiser no mapa, seja participar de minigames, completar conquistas, adotar profissões, missões secundárias, corridas de kart e muito mais.
7. Minecraft
- Plataformas: PC, Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Wii U, Nintendo Switch, Android e iOS
- Gênero: sandbox e sobrevivência
- Ano de lançamento: 2009
Um jogo obrigatório nessa lista, Minecraft conta com um mundo aberto praticamente infinito que vai sendo gerado conforme você avança no mapa. Em termos de liberdade de exploração, Minecraft é imbatível, permitindo que você construa e destrua qualquer coisa que enxergar. Ainda por cima, o joga ainda permite que você explore o subterrâneo, além de uma dimensão paralela chamada Nether.
8. Red Dead Redemption 2
- Plataformas: PC, PlayStation 4 e Xbox One
- Gênero: ação e aventura
- Ano de lançamento: 2018
Red Dead Redemption 2 é um dos titãs dos videogames. O jogo elevou em muitos níveis todos os aspectos do primeiro título e oferece uma verdade obra-prima. Com o nível de liberdade já conhecido da Rockstar, o jogo apresenta um mundo aberto mais rico e detalhado do que nunca, com gráficos de tirar o fôlego e enredo e personagens dignos de cinema. EM RDR2 você nunca fica sem o que fazer, já que as missões principais são só parte do que o jogo oferece: um faroeste inteiro para ser explorado, inúmeros NPCs com histórias próprias, missões secundárias, conteúdos secretos e muito mais.
9. The Legend of Zelda: Breath of the Wild
- Plataformas: Nintendo Switch e Wii U
- Gênero: ação e aventura
- Ano de lançamento: 2017
Breath of the Wild é, sem dúvidas, o melhor entre todos os títulos recentes de The Legend of Zelda. Mesmo já tendo migrado para o modelo de mundo aberto em outros títulos como Twilight Princess, a franquia levou isso para um nível totalmente novo, permitindo que Link possa explorar cada buraco (literalmente) do reino, além de adicionar mecânicas de escaladas e itens para planar sobre o cenário. Mesmo depois de zerado, Breath of the Wild oferece dezenas de horas de gameplay para você encontrar os segredos escondidos pelo mapa.
10. God of War
- Plataformas: PlayStation 4
- Gênero: ação e aventura
- Ano de lançamento: 2018
Após uma trilogia maestral que poderia muito bem ser o fim, God of War retorna com um 4º título renovado baseado na mitologia nórdica em vez da grega. A temática e os personagens não são os únicos diferenciais do jogo, já que pela primeira vez Kratos conta com um mundo aberto que pode ser explorado no tempo em que o jogador desejar. Em vez de focar mais no aspecto hack and slash como nos jogos anteriores, God of War (4) permite que você desvie da campanha principal para interagir com NPCs e completar quests secundárias opcionais.
11. Horizon Zero Dawn
- Plataformas: PlayStation 4 e Microsoft Windows
- Gênero: RPG de ação
- Ano de lançamento: 2017
Horizon Zero Dawn é mais um dos grandes nomes dos RPG de ação em 3ª pessoa. Em termos visuais, de mecânica e de mundo aberto, o jogo lembra títulos como The Witcher 3, Red Dead Redemption 2 e Sekiro, mas com visuais mais bem trabalhados e chamativos. O jogo possui uma temática muito original que mistura elementos pré-históricos e futuristas, além de um enredo muito envolvente.
12. Grand Theft Auto: San Andreas (Mobile)
- Plataformas: Android e iOS
- Gênero: ação e aventura
- Ano de lançamento: 2004
É claro que a versão para PC e consoles de San Andreas merece todo o respeito, mas é na versão para Android e IOS que o jogo ainda se mantém extremamente relevante. O game consegue oferecer toda a experiência já conhecida da franquia GTA na tela dos celulares sem nenhum prejuízo da diversão e da jogabilidade. Provavelmente o melhor jogo em mundo aberto para mobile.
13. Genshin Impact (Mobile)
- Plataformas: Android e iOS
- Gênero: RPG de ação
- Ano de lançamento: 2020
O mundo aberto de Genshin Impact não é nada especial para um jogo de PC e consoles, mas o fato de também ser um jogo para celulares garante o seu lugar nessa lista. Genshin Impact consegue oferecer um nível de liberdade e exploração inédito no Android e iOS, que não conta com muitos RPGs de ação no mesmo nível. Para quem ainda não conhece, Genshin Impact é um jogo que tira muita inspiração de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, principalmente na mecânicas, gráficos e na possibilidade de se explorar o mundo aberto verticalmente, seja escalando ou planando com asas ou equipamentos.
14. World of Warcraft
- Plataformas: PC
- Gênero: MMORPG
- Ano de lançamento: 2004
World of Warcraft é o mais bem-sucedido MMORPG da história. Mesmo sendo um jogo bem mais antigo que muitos dessa lista, seu mundo aberto ainda é tão grande grande e variado quanto qualquer outro. Com cenários divididos em diferentes continentes, planetas e dimensões, aqui você precisará de MUITO tempo para visitar todas as localidades, mesmo que esteja em cima de uma montaria alada. É claro, somando-se ao tamanho do mundo aberto estão as infinitas coisas que o jogo oferece como milhares de quests, PVP, PVE, profissões, comércio e muito mais.
15. Terraria
- Plataformas: PC, Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Android e iOS
- Gênero: sandbox/RPG
- Ano de lançamento: 2011
Um jogo em mundo aberto em 2D. Terraria conseguiu um feito muito curioso e oferece uma experiência digna de Minecraft, mas em um cenário 2D em plataforma. O jogo combina vários elementos de RPG com sandbox e sobrevivência, exigindo que o jogador farme recursos para craftar itens, armas e construir estruturas. Com relação ao mundo aberto, o jogo se destaca ao permitir a exploração da superfície e também do subsolo no que parece ser um cenário infinito.
16. Watch Dogs: Legion
- Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X e Google Stadia
- Gênero: ação e aventura
- Ano de lançamento: 2020
Watch Dogs: Legion segue na mesma linha dos títulos anteriores e entrega um jogo de ação muito parecido com GTA V, principalmente no nível de liberdade para explorar o incrível mundo aberto. Como grande diferencial, Legion aumentou ainda mais as possibilidades de interação com dispositivos eletrônicos na cidade, além de permitir que recrutemos QUALQUER NPC do jogo. Isso acaba criando inúmeras possibilidades de concluir missões, além de oferecer muitas atividades extras para passar o tempo depois de zerar a campanha principal.
17. The Elder Scrolls V: Skyrim
- Plataformas: PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One e Nintendo Switch
- Gênero: RPG de ação
- Ano de lançamento: 2016
Skyrim é, de longe, o melhor jogo da franquia The Elder Scrolls. O jogo deu um grande salto de qualidade em todos os aspectos em relação aos títulos anteriores. O seu mundo aberto, é claro, não é o maior da franquia (perdendo para Oblivion) mas ainda é o mais rico em elementos e com mais opções para exploração. Além de todas as quests principais e segundárias, é possível gastar muitas horas upando habilidades e aprendendo profissões diferentes enquanto visita as diversas localidades do mapa.
18. Far Cry 5
- Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One e Google Stadia
- Gênero: FPS
- Ano de lançamento: 2018
Far Cry 5 é um FPS em mundo aberto, algo bem incomum no gênero. O jogo segue a mesma linha de todos os títulos da franquia, colocando você no meio de uma guerra civil em que precisará combater soldados, criminosos e vários animais selvagens para sobreviver. A inteligência artificial do jogo contribuiu muito para o mundo aberto, já que você pode utilizar os inúmeros elementos do cenário para interagir de formas muito criativas com NPCs e inimigos.
19. Fallout 4
- Plataformas: PC, PlayStation 4 e Xbox One
- Gênero: RPG de ação
- Ano de lançamento: 2015
Fallout 4 é um RPG de ação mais populares do mercado. O enredo se passa em um mundo aberto pós-apocalíptico em que podemos explorar e interagir com quase tudo na tela. O jogo dá uma especial atenção aos NPCs, permitindo que possamos conversar com todos através de várias opções de diálogos. Além disso, o vasto mundo aberto do jogo é muito bem preenchido com uma quantidade insana de conteúdo a ser explorado, seja itens para farmar, armas para equipar e muitos upgrades para se fazer.
20. Pokémon Sword and Shield
- Plataformas: Nintendo Switch
- Gênero: RPG
- Ano de lançamento: 2019
Um dos melhores jogos de Pokémon já criados, Sword and Shield tem tudo o que qualquer fã da franquia pode esperar. Com gráficos de primeira linha, o jogo oferece um mundo aberto muito vasto e cheio de coisas para se fazer além de capturar pokémons. Aqui, é possível se juntar com outros jogadores para derrotar bosses, caçar shinies raros, missões secundárias e muito mais. O único ponto negativo do jogo é que ele não conta com todos os pokémons existentes mas, é claro, ainda conta com centenas para você capturar.
21. Rust
- Plataformas: PC, PlayStation 4 e Xbox One
- Gênero: sobrevivência
- Ano de lançamento: 2018
Rust é um jogo de sobrevivência na forma mais pura. O gameplay se passa em um vasto mundo aberto em que você pode interagir com tudo e todos ao seu redor, devendo fazer de tudo para superar a fome, sede, calor, frio e ao ataque de animais e outros jogadores. Por se tratar de um jogo online em que os jogadores compartilham o mesmo sevidor, a parte da exploração do mundo aberto é sempre uma experiência tensa.
22. Cyberpunk
- Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X e Google Stadia
- Gênero: RPG de ação
- Ano de lançamento: 2020
Aos poucos Cyberpunk vai se redimindo e entregando o jogo que prometeu ser. Além de todas mecânicas inovadoras e os gráficos extremamente avançados (a ponto de não rodar em quase nenhum aparelho), o jogo oferece uma liberdade basicamente inédita para explorar e interagir com tudo ao seu redor, incluindo aparelhos eletrônicos encontrados no cenário. A interação com NPCs também chega em um nível nunca visto, o que acaba enriquecendo ainda mais o mundo aberto gigantesco do game.
23. No Man's Sky
- Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X e Android
- Gênero: aventura e sobrevivência
- Ano de lançamento: 2016
No Man's Sky talvez não esteja entre os melhores jogos de mundo aberto, mas certamente está entre os maiores. Na verdade, o jogo possui o MAIOR mundo aberto de todos os games, já que, conforme você viaja pelo espaço, novos planetas vão sendo gerados através da combinação de vários elementos, permitindo um número basicamente infinito de planetas para serem explorados. No geral, o jogo segue o estilo de sempre de jogos de sobrevivência em que você precisa farmar recursos para montar bases e continuar explorando.
24. Forza Horizon 4
- Plataformas: PC, Xbox One e Xbox Series X
- Gênero: corrida
- Ano de lançamento: 2018
Forza Horizon 4 é um dos melhores e mais bonitos jogos de corrida do mercado. O game acontece em mundo aberto em que até 72 jogadores podem interagir e competir juntos. O cenário é baseado em várias localizações reais do Reino Unido e o nível de liberdade é muito grande para um gênero aparentemente tão limitado. Aqui, você pode até mesmo comprar casas nos locais que desejar para desbloquear mais conteúdos como carros, peças e habilidades. Vale mencionar que o jogo conta com mais de 700 carros disponíveis!
Veja também: