Não basta ter os melhores jogadores para vencer a partida. Também se faz necessário compreender qual a melhor formação para o seu time e quais são seus pontos positivos e negativos. Após esclarecer isso, encontrará com mais facilidade o estilo adequado para o seu time. Assim, preparamos uma lista com as 9 melhores formações táticas que podem fazer a diferença no seu modo carreira do FIFA 22.
4-3-3 (ofensivo)
O 4-3-3 é amplamente difundido por sua boa distribuição de espaço de jogo. Além disso, é uma formação extremamente flexível desde as fases iniciais da ação ofensiva da saída de bola.
Esse sistema transforma um dos meio-campistas num dos, meia ofensivo, proporcionando apoio aos três da frente. Tornando-se assim uma das formações mais ofensivas e dominantes do FIFA 22.
Pontos positivos:
- Boa ocupação de espaço no setor ofensivo;
- Oportunidade de ataque rápido nas alas;
- A aproximação e o equilíbrio entre os seis homens na linha de frente, proporcionam um jogo de passes mais seguro entre eles.
Pontos negativos:
- Um espaço vazio entre o meio-campo e a defesa;
- Pouca quantidade de atletas com características defensivas, em comparação com outros sistemas.
Jogador chave: meio-campistas, pois serão eles que não deixarão suas costas inteiramente expostas. O jogador que você colocar como meio-campista, deve possuir uma grande resistência.
3-1-4-2
Outra formação bastante ofensiva que domina o FIFA 22. Essa formação trata-se de uma variação do sistema 3-5-2, contudo, aqui o foco é manter a bola afastada do seu gol e concentrada no meio-campo do time adversário.
Nesse sistema, o volante se torna o principal distribuidor para o lado defensivo, os meio-campistas e também para os atacantes. Dessa maneira, o controle da posse de bola pela área central se torna mais apropriada para essa formação.
Pontos Positivos:
- Possui uma formação muito ofensiva;
- Tem uma grande concentração de jogadores no meio.
Pontos Negativos:
- Seu time será apto a sofrer contra-ataques, por ser fraco defensivamente;
- Vai precisar de alas e defensores rápidos com um ritmo de trabalho médio na defesa.
Jogador chave: o volante será o jogador chave, tendo em vista que o time dependerá da capacidade dele de realizar passes bons e precisos.
3-4-1-2
O 3-4-1-2 é um sistema bastante flexível, e pode se adequar facilmente em manter a bola no meio. Ao mesmo tempo, em que cria oportunidades para seus meio-campistas. Porém, por essa formação ser mais avançada, existe uma possibilidade de redução da profundidade e assim, deixará muito mais fluido no terço atacante em campo.
Essa formação é outra variação do 3-5-2, contudo, aqui a diferença é os, alas serem mais fechados. Tornando-se assim, a favor de um dos meio-campistas ser empurrado mais para frente do campo.
Pontos positivos:
- Possui uma formação equilibrada entre defesa e o ataque;
- Tem uma grande concentração de jogadores no meio.
Pontos negativos:
- Usando essa formação, o time precisará defensores e alas com velocidade e resistentes.
Jogador chave: os meio-campistas são de extrema importância para essa formação. Pois, eles terão ótimas opções ao seu redor, tornando-os vitais para o sucesso desse sistema tático.
4-2-3-1 (aberto)
Essa formação é uma das mais utilizadas por jogadores iniciantes e também por experientes, pois tem o objetivo de espalhar o jogo o máximo possível. De modo a, proporcionar aos meio-campistas oportunidades de criar vantagens para os, alas, o armador e o atacante.
A formação 4-2-3-1 amplo, é uma decisão sólida no Modo Carreira do FIFA 22, já que fornece uma estabilidade defensiva ao time. Tendo um estilo de jogo mais livre, permitindo que o armador, meia-direita e o meia-esquerda tenham uma visão melhor da bola em áreas perigosas.
Pontos positivos:
- Essa formação é apropriada para o estilo de passe curto;
- Dois meio de campo defensivo darão bastante cobertura na parte de trás.
Pontos negativos:
- Ao utilizar esta formação, você precisará de um jogador ótimo como armador;
- Outro ponto negativo, é que um único atacante pode ser superado em número, ainda mais se for contra uma formação que tenha 3 zagueiros centrais.
Jogador chave: os dois volantes, eles precisam fazer a bola ficar em constante movimento e auxiliar na defesa. E ter um atacante rápido e forte é importante, para conseguir realizar sua função, sozinho.
4-3-2-1
Esse sistema possui uma defesa equilibrada, em simultâneo, as pontas formam um ataque em trio com o centroavente e os meia-centrais encarregam-se da organização do jogo do meio de campo.
Tenha sempre em mente que nesse sistema tático, quando você estiver com a posse de bola, terá uma variedade de opções. Só tem que manter a bola em movimento, algo fácil devido ao excesso de atacantes e meio-campistas que possui disponível em campo.
Pontos positivos:
- Esse sistema é apropriado para quem gosta de jogar pelo meio;
- Com essa formação, existe uma enorme variedade de ataque, com os centroavantes proporcionando o apoio ao atacante solitário e os meio-campistas surgindo lá do fundo;
- Possui uma formação tática compacta que pode ser difícil para o adversário desfazer na frente do gol.
Pontos negativos:
- O sistema apresenta ser um pouco estreito, principalmente no meio-campo;
- A largura dessa formação dependerá dos zagueiros avançando sempre que possível;
- Essa formação pode ficar exposta por contra-ataques e o meio-campo pode acabar ficando preso.
Jogador chave: os atacantes direito e esquerdo serão os jogadores chaves, por receberem os passes rápidos do meio de campo e assim orquestrarem agilmente a linha ofensiva.
4-2-2-2
Trata-se de uma ótima tática que desenvolve a utilidade das jogadas inteligentes do seu time. Ou seja, é a melhor para os jogadores que pensam fora da caixa. E a razão disso, é por dois motivos: largura e profundidade.
Olhando superficialmente, o sistema 4-2-2-2 pode até parecer estreito, porém trata-se de uma formação ampla. Em que os armadores do time operam como alas, oferecendo assim a sua equipe, um fluxo sólido em ambas as laterais. Além de contar com uma base mais forte, com 2 meio-campistas, para impossibilitar tentativas de abertura por parte do time adversário.
Pontos positivos:
- Você terá uma quantidade de jogadores adequados para defender ou atacar;
- Essa formação é apropriada para quem gosta de ter a posse de bola e para quem gosta de oferecer maior liberdade aos armadores.
Pontos negativos:
- Já que essa formação tem maior profundidade, do que outras, será um pouco mais difícil de defender;
- Os armadores jogarão nas laterais e talvez não tenham os atributos necessários para isso.
Jogador chave: os atacantes serão as principais peças, tendo em vista que a formação é montada de maneira que deverão ter uma elevada aptidão em dribles e possuir agilidade. Pois, serão eles a terem a oportunidade de encontrar espaço na defesa adversária.
3-5-2
Esse sistema oferece uma capacidade defensiva sólida, além de conseguir espaço para os 2 jogadores na linha de frente receberem bons passes e assim, conseguir o controle do meio de campo.
O uso desse sistema é bem estável, visto que possui 3 homens na defesa e 5 no meio de campo. Além disso, você poderá usar esses 5 meio de campo para te ajudar na defesa ou auxiliar na ofensiva como elementos surpresa.
Pontos positivos:
- Quantidade equilibrada de jogadores em cada área do campo;
- Pode ser ofensivo ou defensivo com poucas alterações;
- Armação de jogo pelas alas.
Pontos negativos:
- O adversário pode dificultar as jogadas se entrar com 3 ou mais atacantes;
- Precisa de zagueiros que possuam técnica para saída de bola;
- Os alas necessitam de uma cobertura que possua uma coordenação bem defensiva.
Jogador chave: os alas serão os jogadores chaves, pois terão que dividir com o meia a responsabilidade da armação e a chegada do ataque.
4-1-2-1-2
Este sistema parece funcionar bem no FIFA 22, devido à sua formação estreita, em que seus 2 atacantes e seu meia-ofensivo estarão contra os zagueiros do time adversário, na maioria dos cenários. Proporcionando a você muitas oportunidades de ultrapassar a defesa oponente.
Aqui você consegue fazer os jogadores controlarem o meio-campo, por ele está sobrecarregado, além de possuir a capacidade de avançar rapidamente em números. Logo, devido ao abundante número de jogadores que você terá no meio-campo, fará com que seu time mantenha a bola por mais tempo.
Pontos positivos:
- Essa formação é uma ótima escolha, para quem gosta de jogar pelo meio;
- É adequado gosta de jogar com estilo de passe.
Pontos negativos:
- Trata-se de uma formação estreita;
- Você irá precisar de bons zagueiros, já que as alas ficam expostas.
Jogador chave: o volante é fundamental, pois irá fornecer cobertura. Ter um jogador nessa posição, resistente e com velocidade se tornará vital para ajudar na cobertura quando não estiver com a bola.
4-4-2
Uma clássica e equilibrada formação, pois permite uma grande variação de posicionamento. Aqui, você terá 4 jogadores na defesa, 4 no meio de campo e 2 atacantes. E torna-se um esquema difícil de enfrentar, visto que você pode usar seus atacantes, as alas ou até mesmo seu meia-central para lançar sequencias de ataque.
Esse sistema 4-4-2 vem sendo utilizado amplamente no mundo do futebol há um bom tempo. Tendo em vista que, você poderá instruir seus jogadores a intensificar a defesa, criando assim duas linhas defensivas, o que se torna muito efetivo. E dessa maneira, não dará brechas para que seu oponente possa explorar, enquanto você tem o controle total do jogo, visto que você possui jogadores espalhados por todo o campo.
Pontos positivos:
- Possui um número equilibrado de jogadores em cada área do campo;
- Pode se tornar ofensivo ou defensivo com poucas variações;
- Uma ótima opção para aqueles jogadores que não possuem uma certeza sobre qual formação usar.
Pontos negativos:
- Esse sistema tático pode se tornar um pouco previsível para os adversários;
- O apoio dos laterais possui um sistema de proteção pouco eficaz.
Jogador chave: os 2 atacantes possuem um papel importante na formação. Já que às vezes, eles podem ficar sozinhos, principalmente se você tiver 2 volantes ou se os meio-campistas forem bem cautelosos em suas jogadas para a frente.
Confira também: