Quer saber quais os jogos mais difíceis de todos os tempos? Então venha conhecer os 30 games com maior nível de dificuldade que você já viu! Desde os clássicos do Nintendinho a títulos da atual geração, você tem aí jogos que são feitos para deixar os jogadores com raiva de tão complicados de zerar que são!
1. Dark Souls
- Lançamento: 2011
- Plataformas: PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch
Tanto Dark Souls quanto outros da família Souls são conhecidos pelo nível ABSURDO de dificuldade. Quando falamos em jogo difícil, Souls sempre vem na conversa. Mesmo o inimigo mais fraco do jogo vai dar trabalho e provavelmente vai matá-lo muitas vezes. O bom é que morrer em Dark Souls significa melhorar seu jogo, já que vê onde errou e começa a desenvolver um estilo e estratégia de jogo.
2. NiOh 2
- Lançamento: 2020
- Plataformas: PS4
NiOh foi elogiado por sua narrativa bem construída e pelo nível de dificuldade alto, mas até provocativo. Em NiOh 2 a violência e a dificuldade duplicada soam desnecessárias. O game é quase tão complicado de jogar quanto Dark Souls, pois é 90% pancadaria e 10% narrativa. Os inimigos são agressivos, rápidos e exigem muita atenção o tempo todo para que você não morra.
O que não adianta nada, pois morrer é quase o padrão...
3. Ninja Gaiden II
- Lançamento: 2008
- Plataformas: Xbox 360
A franquia Ninja Gaiden é hardcore por natureza. Mas o II é uma experiência terrível em termos de dificuldade. O nível normal é o nível mais difícil de jogos normais, enquanto o mais difícil de todos é impossível. Chegar ao final do game até pode rolar, mas os inimigos lá tem canhões nos lugares dos braços, com mira infalível. Ou seja: se gosta de passar raiva, vá em frente.
4. FTL - Faster Than Light
- Lançamento: 2012
- Plataformas: PC
Em FTL você controla uma espaçonave e deve partir em missões para salvar a galáxia de alienígenas. Quando os inimigos se aproximam, você tem várias possibilidades e decisões a tomar. E aí está a dificuldade do jogo! Privilegiar seus escudos? Botar toda a força nos motores e fugir? Eliminar os inimigos à distância ou em combate próximo? Até decidir, amigo, você já terá explodido!
5. Mega Man 9
- Lançamento: 2008
- Plataformas: Wii, PS3 e Xbox 360
Hoje Mega Man até pode parecer fácil de ser jogado, mas nos anos 90 era uma punição absurda, e Mega Man 9 segue isso. A quantidade de armadilhas, que vinham de baixo, de cima e dos lados, fazia com que enfrentar os inimigos móveis fosse impossível. Agora imagine que na versão para Xbox a Capcom criou o nível de dificuldade Superhero. É só morte pelo caminho...
6. Devil May Cry
- Lançamento: 2001
- Plataformas: PS2
Devil May Cry é um hack 'n slash de altíssima qualidade. A narrativa, os gráficos e o sistema de combate são ainda hoje perfeitos! Mas a quantidade de inimigos demônios em tela é mesmo MUITO elevada. E se jogar o game no nível Hard vai sentir que morrer é só o que consegue fazer. Ainda mais se chegar a um Chefão...
7. Super Meat Boy
- Lançamento: 2010
- Plataformas: PC, Xbox 360, PS Vita, PS4, Wii U, Switch e Mobile
Super Meat Boy é como um Super Mario Bros., mas controlando um pedaço de carne. E é esse diferencial que faz o game tão divertido. Porém o nível de dificuldade é uma coisa absurda, pois a cada segundo na fase o jogo vai acelerando de forma frenética. E aí você já sabe: fica difícil não ser acertado pelos inimigos.
8. Ghosts’n Goblins
- Lançamento: 1985
- Plataformas: Arcade, NES, Atari e Mobile
Em Ghosts’n Goblins você leva um golpe e fica com a metade da vida. Duas pancadas e você está morto. Os inimigos surgem do nada, o tempo todo. Mas o pior é: se você esquecer de levar a cruz sagrada ao final do game, deve repetir os últimos dois níveis. Se levar, ops: vai ter de jogar tudo de novo, pois não era para ter levado. E em um nível ainda mais difícil. É mesmo para querer morrer...
9. Battletoads
- Lançamento: 1991
- Plataformas: NES, Mega Drive, GameBoy e Xbox One
Em Battletoads você controla sapos, com uma proposta parecida com a das Tartarugas Ninjas: dar porrada em inimigos em fases de arcade. O problema é que o nível de dificuldade beira o impossível. Principalmente na fase em que você controla uma moto. Dirigir aquela coisa era uma das tarefas mais complicadas dos anos 90.
10. Another World
- Lançamento: 1991
- Plataformas: Atari, Mega Drive, SNES, GBA, PC, Mobile e Nintendo Switch
Another World é mesmo de outro mundo. O jogador controla um personagem que deve enfrentar alienígenas. Até aí normal: o problema é que o jogo foi desenvolvido para não responder bem aos comandos do jogador. Ou seja: pular ou correr pode ser um problema quando precisar. E a falta de legendas faz com que você não saiba o que tem de fazer para prosseguir...
11. Contra
- Lançamento: 1987
- Plataformas: NES
Contra deixou muitos jogadores chorando de raiva, pois ele inspirava os jogadores a serem Rambos, mas trazia inimigos piores do que o Rambo. Fora que era um jogo de plataforma, portanto o próprio cenário podia ser um grande inimigo seu nessa aventura.
12. The Mask
- Lançamento: 1995
- Plataformas: SNES
O filme do Máskara inspirou um jogo bizarro, mas muito famoso nos anos 90. The Mask tinha apenas 7 fases, mas se você saísse da primeira sem usar cheats já era um mestre. O jogo recebeu muitas reclamações por trazer poucas armas ao protagonista, pouca vida, muitos inimigos e nenhuma ajuda em passar das fases.
13. God Hand
- Lançamento: 2006
- Plataformas: PS2 e PS3
God Hand vendeu muito pouco, e a dificuldade do game talvez seja responsável por isso. Há uma barra de dificuldade na tela, que vai de 1 a 4, sendo o último nível conhecido como MORTE. Quanto mais apanha dos inimigos, menor é o nível. Mas quando você domina o game e vai batendo em todo o mundo, chega ao nível 4. E aí, meu amigo, seus adversários se tornam impossíveis de serem vencidos.
14. Shinobi
- Lançamento: 1987
- Plataformas: Sega System 16
Shinobi é praticamente o jogo de ninjas mais famoso de todos os tempos. A mecânica de combate até é bastante fácil de ser compreendida, porém os inimigos são muitos por vez. Isso faz com que suas shurikens e saltos sejam quase inúteis em algumas fases. E os Bosses são super poderosos, exigindo uma estratégia bem estudada para serem vencidos.
15. Castlevania
- Lançamento: 1987
- Plataformas: NES
Qualquer jogo de Castlevania dos anos 80 e 90 poderia se encaixar perfeitamente aqui. Jogos em plataforma, com diversos quebra-cabeças, cenários cheios de obstáculos e surpresas, fora os inimigos constantes e únicos são características que fazem dessa caçada ao Drácula uma experiência surpreendentemente difícil.
16. Bloodborne
- Lançamento: 2015
- Plataformas: PS4
Bloodborne é considerado um primo de Dark Souls, com menos dificuldade na jogabilidade. As mecânicas de luta são mais fluídas e rápidas, mas não se engane: é justamente porque as hordas de inimigos que surgem o tempo todo são enormes. Você pode saltar e pular em torno dos oponentes para evitar ataques, mas em 99% das vezes você só vai atrsar sua morte.
17. Sekiro: Shadows Die Twice
- Lançamento: 2019
- Plataformas: PC, PS4 e Xbox One
Sekiro dizem que é bem mais difícil do que Dark Souls. Obviamente que é da mesma desenvolvedora, portanto espere mesmo um nível de dificuldade super elevado. Os inimigos em todos os níveis vão impor um desafio absurdo em termos de combate, e as mecânicas de jogo envolvem você ter de encontrar uma estratégia quase única para cada oponente.
18. Hollow Knight
- Lançamento: 2017
- Plataformas: PC, Wii U, Switch, PS4 e Xbox One
Hollow Knight é visualmente bem fofo, com gráficos animados e uma história muito bem elaborada. Porém não se deixe levar por isso: não saia apertando todos os botões de qualquer jeito, esperando que os seus inimigos sejam derrotados magicamente. Enquanto não encontrar paciência para estudar seus oponentes, não vai sair da primeira batalha.
19. Blasphemous
- Lançamento: 2019
- Plataformas: PC, Switch, PS4 e Xbox One
Mais um game que segue um estilo Drk Souls, embora visualmente seja um metroidvania. Você segue uma jornada pelo vale dos mortos, enfrentando demônios e outras criaturas do submundo. São 12 horas de gameplay, em uma caminhada sempre intensa na pancadaria, na resolução de puzzles e na tentativa de não ser engolido pelos poços do cenário.
20. Dead Cells
- Lançamento: 2017
- Plataformas: PC, Switch, PS4 e Xbox One
Dead Cells é uma punição constante. Mas é divertido justamente pelo nível de desafio que colca diante do jogador. Domianr os comandos e encontrar seu estilo de jogo é o mais importante a ser feito, e depois ter paciência para derrotar cada inimigo com calma. É um roguelike muito bom, com uma história bem aprofundada.
21. UFO: Enemy Unknown
- Lançamento: 1994
- Plataformas: PC e PS1
XCOM começou com UFO: Enemy Unknown, um jogo de estratégia que leva sua paciência ao limite. A névoa no mapa significa que muitos aliens podem surgir do nada dela e matar todos os seus soldados. Os inimigos são espertos e jogam em cima das suas decisões erradas, forçando-o a levá-los para sua base. Uma vez lá, já era, você está morto.
22. The Simpsons
- Lançamento: 1991
- Plataformas: Arcade, PC, PS3 e Xbox 360
Poucos arcades dos ano 1990 são tão desafiadores quanto The Simpsons. A história é bem ruim, mas a pancadaria entre os Simpsons e seus inimigos é brutal. Para os jogadores. Você vai morrer antes de poder dizer "Rosquinha!" e vai perder a paciência rapidinho.
23. The Adventure of Little Ralph
- Lançamento: 1999
- Plataformas: PS1
24. Trials Fusion
- Lançamento: 2014
- Plataformas: PC, Xbox 360, Xbox One e PS4
Trials Fusion tem tudo para ser um jogo super tranquilo. Afinal, é um joguinho de corrida com motos, mas que no fundo traz uma alta dificuldade. Cada obstáculo exige estudo e estratégia para ser ultrapassado. Controlar as bikes motorizadas também é um desafio à parte, que poucos conseguem dominar.
25. Flywrench
- Lançamento: 2015
- Plataformas: PC
Flywrench tem tudo para ser fácil. A ideia é simples: você controla uma nave que voa por labirintos que mudam de cor e de formato conforme você avança. Porém logo no início o nível de dificuldade e a velocidade do jogo aumentam de um jeito absurdo. E você morre, morre, morre e nunca zera o jogo.
26. Donkey Kong Country: Tropical Freeze
- Lançamento: 2014
- Plataformas: Wii U e Switch
Tropical Freeze pode ser recente, mas seu nível de dificuldade lembra fácil, fácil os jogos dos anos 80 e 90. Mesmo os jogadores mais experientes na franquia encontram dificuldade nas fases do jogo, que têm não apenas vários inimigos, mas complexos caminhos cheios de obstáculos.
27. Crash Bandicoot
- Lançamento: 1996
- Plataformas: PS1, PS3, PSP, PS Vita e PS4
Quem jogou o primeiro Crash vai lembrar desta fase: Stormy Ascent. Ela é tão impossível que foi removida do primeiro jogo pelos desenvolvedores quando a trilogia N'Sane Trilogy foi lançada. Há quem diga que essa é a fase mais difícil de todos os tempos!
28. F-Zero GX
- Lançamento: 2003
- Plataformas: GameCube
Mais um jogo de corrida que parece simples, mas não é. Tudo que o game cobra de você é fazer voltas e curvas perfeitas, o que, acredite, beira o impossível. Não bastasse isso, você tem de lidar com adversários controlados pela máquina que jogam os carros contra o seu!
29. Shadow of the Beast II
- Lançamento: 1990
- Plataformas: Atari, Mega Drive e AmigaOS
O primeiro Shadow of the Beast é super bem conceituado, mas o segundo já traz algum ódio aos jogadores. Não apenas os inimigos são hardcore, mas a campanha do game é bastante complexa. Descobrir o que fazer e aonde ir é um desafio que em 1990 não podia ser facilitado por detonados ou guias da internet.
30. Cuphead
- Lançamento: 2017
- Plataformas: PC, Xbox One, Switch e PS4
Se achou que Cuphead ficaria de fora, enganou-se. Escapar do Diabo já é algo difícil, mas nesse game do Xbox a coisa fica ainda mais complexa. O jogo é muito intenso, com dezenas de inimigos ao mesmo tempo, cenário em side scrolling e obstáculos e puzzles que dão dor de cabeça mesmo aos mais experientes.
Veja também: