A Void Interactive, responsável pelo popular jogo de tiro da Steam, Ready or Not, enfrentou recentemente um grande ataque cibernético, onde hackers conseguiram roubar milhões de arquivos, incluindo o código-fonte e builds do jogo para consoles.
A equipe de desenvolvimento do estúdio ainda não divulgou publicamente o incidente, mas parece que nenhum dado de funcionários ou jogadores foi comprometido.
O ataque ocorreu no mês passado, quando um grupo não identificado conseguiu acesso a mais de 4TB de dados do estúdio de jogos sediado na Irlanda.
Além do código-fonte do simulador multiplayer estilo SWAT, os dados roubados também incluíam builds do jogo para PlayStation 5, PS4, Xbox Series X|S e Xbox One.
Desde seu lançamento em 2022, Ready or Not tem sido exclusivo para PC, conquistando uma grande base de jogadores na Steam devido à sua atmosfera intensa e cenários de reféns tensos. Apesar do sucesso inicial, jogadores têm reclamado sobre bugs e falta de novos recursos e conteúdos no jogo.
Um representante da Void Interactive confirmou ao portal Kotaku o hack, atribuindo-o a "vulnerabilidades críticas" encontradas nos serviços de nuvem do TeamCity para gerenciamento de builds. No entanto, a empresa assegurou que nenhum dado de jogadores ou funcionários foi roubado, e os hackers só tiveram acesso a "alguns" códigos-fonte e capturas de tela de informações de projetos futuros.
Em um statement a empresa deu mais detalhes da situação:
Segurança de dados: Podemos confirmar que nenhum dado relacionado ao usuário ou informação da equipe foi violado durante esse incidente. Nossa principal prioridade continua sendo a segurança e a privacidade de nossos usuários e colaboradores (em primeiro lugar, não capturamos nenhuma informação pessoal do usuário);
Proteção do conteúdo do jogo: Além disso, confirmamos que alguns códigos-fonte, bem como informações de diretório, foram roubados como resultado dessa violação. Nossos ativos de desenvolvimento e código proprietário permanecem seguros e intactos;
Natureza da infiltração: As evidências de nossa investigação em andamento sugerem que o ataque foi limitado à interface de serviços do TeamCity. Como consequência, os invasores conseguiram obter capturas de tela de projetos de alto nível e informações relacionadas à empresa. No entanto, é importante observar que isso não envolve nenhum vazamento de dados confidenciais.
SAIBA MAIS!