Conheça as principais classes de RPG e suas características!

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Tempo de leitura: 8 min.

Sem dúvidas um dos principais atrativos de jogos RPG é a possibilidade de se escolher entre várias classes de personagens. É certo que cada jogo tem seu próprio estilo e características, mas o passar dos anos já provou que a maioria dos RPG, sejam eletrônicos ou de tabuleiro, guardam muitas similaridades com relação as classes. Pensando nisso, fizemos abaixo um apanhado geral das principais classes encontradas no role-playing games, bem como suas características mais marcantes.

Guerreiro e Cavaleiro

Classes de RPG

Começando pela classe mais popular de qualquer RPG, os Guerreiros ou Cavaleiros são, geralmente, a primeira escolha a ser apresentada nos jogos. Essa classe é a principal responsável por desempenhar o papel de tank devido a alta resistência. Em diversos jogos, inclusive, são as únicas classes capazes de equipar escudos.

Características

  • Alta resistência
  • Combate corporal com espadas, lanças, machados, maças e escudos
  • Vestimentas e armaduras pesadas
  • Até podem causar muito dano em alguns jogos, mas raramente (ou nunca) são os melhores DPS

Arqueiro, Caçador e Ranger

Classes de RPG

A típica classe que ataca de longe. Em alguns jogos, Arqueiros, Caçadores e Rangers são evoluções de uma mesma. Geralmente são personagens populares por serem fáceis de se jogar e possuírem muitas ferramentas. Também costumam ser opções muito seguras (por estar sempre longe) e frequentemente estão entre os melhores DPS do jogo.

Características

  • Baixa resistência
  • Alto dano
  • Combate a distância com arco e flecha (às vezes com vários tipos de flechas como fogo, gelo, prata, etc)
  • Vestimentas e armaduras médias
  • Podem vir acompanhados de animais (pets) que o ajudam em batalha como aves, felinos, ursos, etc.

Mago, Bruxo e Elementalista

Classes de RPG

Indispensáveis em qualquer RPG, os Magos, Bruxos ou Elementalistas são capazes de controlar os elementos para usá-los de forma ofensiva ou defensiva. Assim como Arqueiros, sempre atacam de longe e evitam estar perto do perigo. Costumam ser indispensáveis em grupos pela capacidade insana de dano, mas também possuem alta dependência por outras classes que segurem o tranco para eles.

Características

  • Baixa resistência
  • Altíssimo dano
  • Combate a distância com magias de variados elementos (fogo, gelo, terra, raios, sombra, etc).
  • Vestimentas e armaduras leves
  • Geralmente possuem grande versatilidade de builds, permitindo que existam personagens muito diferentes apesar de serem da mesma classe.

Assassino, Ladino, Ladrão e Ninja

Classes de RPG

Assassinos, Ladinos, Ladrões e Ninjas podem aparecer como evoluções da mesma classe em alguns jogos. São classes com habilidades exclusivas de furtividade e geralmente causam dano absurdo e instantâneo. Apesar de não possuírem grande resistência, seu foco principal é não dar chance para os oponentes atacarem. Em alguns jogos, essas classes possuem altas taxas de esquiva que as permitem evitar a maior parte do dano ou até mesmo tankar! Costumam aniquilar classes frágeis como Arqueiros e Magos e podem ter sua jogabilidade focada em combos.

Características

  • Baixa resistência mas com muitos meios de não ser atingido
  • Altíssimo dano
  • Combate corporal com adagas, katares, punhais e outras armas de punho
  • Vestimentas e armaduras médias
  • Costumam destruir seus oponentes em poucos segundos, mas podem sofrer contra classes resistentes ou capazes de causar atordoamentos, paralisias, etc.

Clérigo, Sacerdote e Curandeiro

Classes de RPG

Clérigos, Sacerdotes e Curandeiros também podem aparecer como evoluções da mesma classe em alguns jogos. São as famosas classes de suporte cujas habilidades são voltadas para o grupo como curas, buffs, expurgos de debuffs e ressurreições. Em alguns jogos essas classes até possuem boas ferramentas para uparem sozinhas, mas o caminho mais rápido até o nível máximo sempre será através da experiência compartilhada em grupos.

Características

  • Alta resistência
  • Baixo dano
  • Foco principal em dar suporte aos membros do grupo. Ganha experiência compartilhada.
  • Combate a distância com magias de luz ou da natureza. Às vezes podem usar maças para atacar de perto.
  • Vestimentas e armaduras leves
  • Apesar do altíssimo grau de dependência, costumam ser indispensáveis em grupos e raids de alto nível.

Paladino e Templário

Classes de RPG

Paladinos e Templários são variações de Guerreiros e Cavaleiros que combinam integram no seu gameplay o uso de magias, buffs, curas e outras habilidades de suporte. Em alguns jogos, Paladinos e Templários podem ser evoluções da mesma classe. Seu foco principal é a capacidade de tankar resultante da alta resistência e das habilidades de cura. Além disso, podem oferecer tipos de suporte diferentes de Sacerdotes como, por exemplo, o compartilhamento de dano e escudos de luz para a absorção de dano.

Características

  • Alta resistência
  • Médio ou baixo dano
  • Combate corporal com espadas, machados, lanças, maças e escudos. Também podem ter magias sagradas que causam dano a distância.
  • Vestimentas e armaduras pesadas
  • Até podem causar muito dano em alguns jogos, mas raramente (ou nunca) são os melhores DPS
  • Costumam ter grande versatilidade de builds, permitindo que existam personagens muito diferentes apesar de serem da mesma classe

Bárbaro e Berserker

Classes de RPG

Bárbaros e Berserkers são classes muito parecidas com Guerreiros, mas costumam ter foco exclusivo no aspecto ofensivo. Também lutam em distâncias corporais e podem usar os mesmos equipamentos, porém, possuem menos recursos defensivos. A principal diferença está, geralmente, nas habilidades disponíveis, que costumam focar em auto-buffs temporários que sempre visam aumentar o dano causado ou a velocidade de ataque. Às vezes, suas habilidades podem até causar auto-debuffs, sacrificando vida ou outros atributos para tornar o personagem mais letal.

Características

  • Média resistência
  • Alto dano
  • Combate corporal com espadas, machados e maças, geralmente de duas mãos.
  • Vestimentas e armaduras pesadas
  • Até podem causar muito dano em alguns jogos, mas raramente (ou nunca) são os melhores DPS

Feiticeiro, Invocador e Necromante

Classes de RPG

Feiticeiros, Invocadores ou Necromantes são variações de Magos e Bruxos que costumam usar magias sombrias ou de sangue em vez de controlar elementos. Por esse motivo, suas habilidades podem envolver roubos de vida ou mana, invocações de minions, transformação em demônios, poderosos debuffs ou maldições que causam dano com o tempo. Podem ter um nível maior de dependência do que os Magos por terem habilidades de auto-cura.

Características

  • Baixa resistência
  • Dano por tempo
  • Combate a distância com magias negras e invocação de minions que os defendam
  • Vestimentas e armaduras leves
  • Gameplay pode ser focado em debuffs
  • Costumam ter ferramentas de auto-cura

Druida e Xamã

Classes de RPG

Druidas e Xamãs são seres que vivem em harmonia com a natureza, sendo capaz de reunir sua energia para utilizar de forma ofensiva, defensiva ou de suporte. Seu principal diferencial é a capacidade de se transformar em diferentes animais para utilizar seus pontos fortes como resistência, movimentação rápida ou capacidade de dano. Os druidas também costumam ter muitas habilidades utilitárias como paralisias, buffs, debuffs, etc.

Características

  • Média resistência
  • Médio dano
  • Combate corporal com suas diferentes formas de animais ou a distância através de magias da natureza
  • Vestimentas e armaduras médias
  • Costumam ter grande variedade de builds, podendo ser mais focados em suporte ou no aspecto ofensivo.

Monge e Lutador

Classes de RPG

Monges e Lutadores são classes que misturam combate corporal com o uso de magias. Geralmente, a principal fonte do seu dano são ataques físicos enquanto as magias são acessórias e situacionais. Seu gameplay pode focar em combos de golpes e costumam ter ferramentas para aumentar sua resistência e negar dano. Às vezes podem atacar de longe através de energia psíquica, mas seu foco principal é sempre corpo a corpo.

Características

  • Média resistência
  • Média de dano regular, mas possui ferramentas para causar dano avassalador em determinadas situações
  • Combate corporal com os punhos, soco inglês e manoplas, mas também podem usar maças e manguais.
  • Vestimentas e armaduras leves
  • Podem ter buffs para aumentar sua resistência
  • Costumam ter mecânicas exclusivas como golpes carregados, contra-ataques e combos

Bardo e Dançarina

Classes de RPG

Bardos e Dançarinas são variações de Arqueiros que combinam ataques de longa distância com magias. Apesar de causarem dano respeitável, seu foco principal costuma ser nos efeitos únicos das suas músicas e danças, que podem aplicar buffs e debuffs muito úteis, geralmente em área.

Características

  • Baixa resistência
  • Médio dano
  • Combate a distância com arco e flecha (às vezes com vários tipos de flechas como fogo, gelo, prata, etc)
  • Vestimentas e armaduras médias
  • Habilidades de suporte utilitário como buffs e debuffs em área

Classes de RPG menos comuns

Algumas menções honrosas:

  • Lâmina da Noite: um tipo de antimago capaz de roubar energia arcana para obter buffs para si próprio.
  • Cavaleiro da Morte: uma variação de Guerreiro que teve a alma corrompida (ou morreu) e agora utiliza magias profanas, de sangue ou gelo junto com seus ataques físicos.
  • Espadachim ou Swashbuckler: variações de Guerreiros que usam vestimentas mais leves e atacam de forma mais graciosa. Possuem menos resistência mas causam mais dano.
  • Pistoleiro: variações de Arqueiros que utilizam armas de fogo.
  • Ferreiro: classe capaz de craftar armamentos e armaduras e receber buffs exclusivos dos seus equipamentos.
  • Mercador: menos voltado para combates, os Mercadores possuem habilidades exclusivas para movimentar o mercado e a economia dentro dos jogos.

Veja também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, seja FPS, de luta, estratégia, etc.