Confira nosso guia completo de classes, evoluções e builds de Ragnarok M: Eternal Love. O jogo ainda não conta com todas as classes do Ragnarok clássico, mas que já estão programadas para futuras atualizações.
Antes de começar, saiba que não existem classes melhores que outras. Todas são muito balanceadas e a escolha depende da sua preferência. Confira!
Aprendiz
Todos os personagens iniciam como aprendiz até atingirem o nível 10 e completarem a quest para escolher a classe principal. Fique atento que todos seus atributos serão resetados quando a nova classe for obtida, então, mesmo que você pretenda ser mago, coloque pontos em força e agilidade enquanto for aprendiz.
- Evolui para: espadachim, arqueiro, mago, gatuno, noviço e mercador.
- Build: Força, Vitalidade e Destreza
Primeiras classes
As primeiras classes são acessíveis por aprendizes de nível 10. Elas são: espadachim, arqueiro, mago, gatuno, noviço e mercador.
Espadachim
Espadachim é a típica classe corpo a corpo focada em ataque e defesa. A classe causa dano físico e tem alta durabilidade, por isso geralmente são tanks.
- Evolui para: Cavaleiro e Templário
- Build: Força, Vitalidade e Destreza
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Arqueiro
Arqueiro é a classe que causa dano físico de longo alcance. Desde sempre foi a mais fácil de upar em Ragnarok, pois causa muito dano enquanto se mantém em uma distância segura. Um fator muito importante para arqueiros (e todas as suas evoluções) é a possibilidade de usar flechas de elementos específicos para causar mais dano em determinados monstros.
- Evolui para: Caçador e Atirador
- Build: Agilidade, Destreza e Sorte/Vitalidade
Mago
Mago é a classe que causa dano mágico. Assim como o arqueiro, é uma das classes mais fáceis de upar pois causa muito dano e tem muitos recursos, além de ser muito procurada para parties. Magos possuem magias de diferentes elementos que, se usadas contra os monstros certos, causam dano extra.
- Evolui para: Bruxo e Sábio
- Build: Inteligência e Destreza
Gatuno
Gatuno é a classe furtiva do jogo. Não é muito resistente mas possui alta taxa de esquiva e habilidades evasivas, além de causar muito dano físico.
- Evolui para: Mercenário e Arruaceiro
- Build: Força, Agilidade e Destreza
Noviço
Noviço é classe suporte do jogo. Tendo em vista que a maioria das habilidades são buffs, pode ser relativamente difícil upar sozinho. No entanto, a classe é indispensável em parties, então não será difícil achar ajuda.
- Evolui para: Sacerdote e Monge
- Build: Inteligência, Vitalidade e Destreza
Mercador
Mercador é a classe 1 mais híbrida do jogo. Suas habilidades não são voltadas para o combate, mas sim para comprar itens mais baratos e vendê-los mais caros. É a classe mais difícil de upar sozinha uma vez que a maioria das suas habilidades são voltadas para o comércio.
- Evolui para: Ferreiro e Alquimista
- Build: Força, Vitalidade e Destreza
Segundas classes (2-1)
As classes 2-1 são as evoluções diretas das primeiras classes e estão disponíveis no job level 40. Todas elas costumam manter as mesmas características e atributos das classes anteriores, mas possuem um leque maior de skills e algumas possuem mais de uma build viável.
Cavaleiros
Cavaleiro é a evolução direta de espadachim. É o clássico tank, sendo extremamente resistente e causa bom dano, por isso é capaz de upar sozinho por um bom tempo, além de ser muito bom para caçar MVP.
- Evolui para: Lorde ou Cavaleiro Rúnico
- Build clássica: Força, Vitalidade e Destreza
- Build híbrida: Força, Agilidade/Vitalidade e Destreza (balancear agilidade e vitalidade)
Caçador
Caçador (ou Hunter) é a evolução direta de arqueiro. Segue as mesmas características e atributos principais da classe anterior, mas com muito mais opções de skills, envolvendo o uso de animais e armadilhas. Historicamente, sempre foi uma das classes mais fáceis de upar sozinha.
- Evolui para: Atirador de elite ou Sentinela
- Build clássica: Agilidade e Destreza
- Build Crítico: Agilidade e Destreza/Sorte (balancear destreza e sorte)
Bruxo
Bruxo é a evolução direta de mago. Possui exatamente as mesmas características e atributos principais, mas com um leque de habilidades muito maior e várias voltadas para dano em área (AoE). É uma das classes mais requisitadas para parties pois possui um dos melhores DPS do jogo.
- Evolui para: Arquimago ou Arcano
- Build: Inteligência e Destreza
Mercenário
Mercenário (ou assassin) é a evolução direta de gatuno. Seu estilo de jogo continua o mesmo, sendo uma classe exclusivamente de dano com baixa resistência, mas muita taxa de esquiva. Mercenários utilizam adagas ou katars e a build precisa girar em torno da arma escolhida.
- Evolui para: Algoz ou Sicário
- Build adaga: Força, Vitalidade e Destreza
- Build katar (crítico): Força, Agilidade e Sorte.
Sacerdote
Sacerdote é a evolução direta de noviço. Pode-se dizer que é a classe mais útil do jogo pois é a única puramente de suporte. Possui as melhores curas e os melhores buffs e dificilmente upa sozinho, mas é indispensável em qualquer party.
- Evolui para: Sumo sacerdote ou Arcebispo
- Build clássica: Vitalidade, Inteligência e Destreza
- Build exorcista: Inteligência e Destreza
Ferreiro
Ferreiro é a evolução direta de mercador. É uma classe muito versátil pois causa muito dano e aplica ótimos buffs em si e no resto do grupo. É ótima para upar sozinho e farmar zenys.
- Evolui para: Mestre-Ferreiro ou Mecânico
- Build tank: Força e Vitalidade
- Build DPS: Força e Agilidade/Vitalidade (balancear agilidade e vitalidade)
Segundas classes (2-2)
As classes 2-2 são outras alternativas de evolução para as classes 1 e também estão disponíveis no job level 40. Geralmente são classes mais híbridas e menos unilaterais do que as classes 2-1. Em alguns casos, os atributos principais mudam completamente em relação as classes 1.
Templário
Templário é outra evolução de espadachins. É uma das classes mais versáteis do jogo porque podem desempenhar papéis de tank, suporte e DPS (dano por segundo). Assim como cavaleiros, são extremamente resistentes. Com relação às suas skills, os templários possuem diversas opções para suporte que os tornam mais duráveis ainda, como curas, escudos, buffs e outras magias para proteger o grupo.
- Evolui para: Paladino ou Guardião Real
- Build clássica: Força, Vitalidade e Destreza
- Build full tank: Vitalidade e Inteligência
- Build full support: Vitalidade, Inteligência/Destreza (balancear inteligência e destreza)
Bardo / Odalisca
Bardos e odaliscas ainda não estão disponíveis em Ragnarok Mobile.
Sábio
Sábios ainda não estão disponíveis em Ragnarok Mobile.
Arruaceiro
Arruaceiro é outra evolução de gatuno. É uma classe versátil que pode atacar de perto e de longe, dependendo da arma utilizada. Suas habilidades são únicas e podem desarmar oponentes, remover equipamentos e plagiar habilidades.
- Evolui para: Desordeiro ou Renegado
- Build adaga: Força, Agilidade e Destreza
- Build arco: Agilidade, Destreza e Sorte
- Build removedor: Inteligência e Destreza
Monge
Monge é outra evolução de noviço, mas não tem nada a ver com suporte. A classe é focada em dano físico e por isso seus atributos principais são totalmente substituídos.
Monges são personagens um pouco mais versáteis pois ainda guardam os buffs de noviços ao mesmo tempo que causam dano insano. Seu principal diferencial é a skill "Punho Supremo de Asura" capaz de causar dano inigualável em apenas um golpe, sendo perfeito para caçar MVP ou para frustrar oponentes no PvP.
- Evolui para: Mestre ou Shura
- Build Asura: Força, Inteligência e Destreza
- Build combos: Força, Agilidade e Sorte
Alquimista
Alquimista é outra evolução de mercador. É provavelmente a classe mais cara do jogo pois requer muitos equipamentos e materiais para preparar poções e outros itens. É uma classe de DPS que também aplica buffs e debuffs. Definitivamente não é indicada para novatos.
- Evolui para: Criador ou Bioquímico
- Build ácido: Força, Inteligência e Destreza
- Build Homunculo: Força, Inteligência e Vitalidade
Transclasses (2-1)
As transclasses 2-1 (ou classes transcendentes) são acessíveis a todos os jogadores que escolherem renascer (rebornar) ao atingir o nível máximo. Após fazer isso, seu personagem retornará ao nível 1 como um Aprendiz T.
Seguindo o Aprendiz T., você escolherá novamente entre as classes 1-1 que, por sua vez, farão a transição para as transclasses.
Exemplo: um Aprendiz T. se torna Mago T. e em seguida poderá escolher entre Arquimago ou Professor.
Não é obrigatório que você passe pelo renascimento. Assim, das segundas classes você pode partir direto para as terceiras, sem necessidade de passar pelas transclasses.
Lorde
Lorde é a evolução direta de espadachim T. A classe segue com as mesmas características que Cavaleiros.
- Evolui para: Cavaleiro Rúnico
Arquimago
Arquimago é a evolução direta de mago T. A classe segue com as mesmas características que Bruxos.
- Evolui para: Arcano
Atirador de Elite
Atirador de Elite é a evolução direta de arqueiro T. A classe segue com as mesmas características que Caçadores.
- Evolui para: Sentinela
Mestre-Ferreiro
Mestre-Ferreiro é a evolução direta de mercador T. A classe segue com as mesmas características que Ferreiros.
- Evolui para: Mecânico
Algoz
Algoz é a evolução direta de gatuno T. A classe segue com as mesmas características que Mercenários.
- Evolui para: Sicário
Sumo Sacerdote
Sumo Sacerdote é a evolução direta de noviço T. A classe segue com as mesmas características que Sacerdotes.
- Evolui para: Arcebispo
Transclasses (2-2)
As transclasses 2-2 são a segunda opção de evolução para as primeiras classes transcendentais após Aprendiz T. As regras são exatamente as mesmas das transclasses 2-1.
Paladino
Paladino é a evolução direta de espadachim T. A classe segue com as mesmas características que Templários.
- Evolui para: Guardião Real
Professor
Professor é a evolução direta de mago T. A classe segue com as mesmas características que Sábios.
- Evolui para: Feiticeiro
Menestrel/Cigana
Menestrel e Cigana são as evoluções diretas de arqueiros T. As classes seguem com as mesmas características que Bardos e Odaliscas, respectivamente.
- Evoluem para: Trovador e Musa
Criador
Criador é a evolução direta de mercador T. A classe segue com as mesmas características que Alquimistas.
- Evolui para: Bioquímico
Desordeiro
Desordeiro é a evolução direta de gatuno T. A classe segue com as mesmas características que Arruaceiros.
- Evolui para: Renegado
Mestre
Mestre é a evolução direta de noviço T. A classe segue com as mesmas características que Monges.
- Evolui para: Shura
Terceiras classes (3-1)
As terceiras classes são as últimas disponíveis no jogo e são evoluções diretas das transclasses (se você rebornou) ou das segundas classes.
Cavaleiro Rúnico
Cavaleiro Rúnico é a evolução direta de Lorde ou Cavaleiro e segue com as mesmas características.
Arcano
Arcano é a evolução direta de Arquimago ou Bruxo e segue com as mesmas características.
Sentinela
Sentinela é a evolução direta de Atirador de Elite ou Caçador e segue com as mesmas características.
Mecânico
Mecânico é a evolução direta de Mestre-Ferreiro ou Ferreiro e segue com as mesmas características.
Sicário
Sicário é a evolução direta de Algoz ou Mercenário e segue com as mesmas características.
Arcebispo
Arcebispo é a evolução direta de Sumo Sacerdote ou Sacerdote e segue com as mesmas características.
Terceiras classes (3-2)
As terceiras classes 3-2 são a segunda opção de evolução das transclasses (se você rebornou) ou das segundas classes.
Guardião Real
Guardião Real é a evolução direta de Paladino ou Templário e segue com as mesmas características.
Feiticeiro
Feiticeiro é a evolução direta de Professor ou Sábio e segue com as mesmas características.
Trovador/Musa
Trovador e Musa são as evoluções diretas de Menestréis e Ciganas ou Bardos e Odaliscas, e seguem com as mesmas características.
Bioquímico
Bioquímico é a evolução direta de Criador ou Alquimista e segue com as mesmas características.
Renegado
Renegado é a evolução direta de Desordeiro ou Arruaceiro e segue com as mesmas características.
Shura
Shura é a evolução direta de Mestre ou Monge e segue com as mesmas características.