A devastação do Xbox não acabou: Microsoft prepara mais notícias ruins

 William Schendes
William Schendes
Tempo de leitura: 1 min.

A Microsoft anunciou uma onda de remissões no início deste ano e, nesta semana, fechou quatro de seus estúdios, decepcionando seus fãs e causando um rebuliço na indústria de games.

Infelizmente, a devastação da Microsoft ainda foi encerrada. De acordo com o jornalista da Bloomberg Jason Schreier, fontes próximas do assunto disseram que a divisão Xbox está oferecendo “acordo de demissão voluntária” a funcionários da Zenimax, distribuidora de franquias como DOOM, The Elder Scrolls e Dishonored.

A devastação da Microsoft não acabou: empresa prepara mais cortes
(Imagem: Divulgação/ Microsoft)

Na publicação, Schreier também menciona que houve uma reunião da ZeniMax nesta semana, em que Matt Booty, presidente do Xbox, disse que os estúdios da Bethesda (empresa controlada pela ZeniMax) estavam muito separados.

Jill Braff, chefe da ZeniMax Studios teria dito que uma reorganização da distribuidora permitiria focar em menos projetos. “É difícil apoiar nove estúdios em todo o mundo com uma equipe central enxuta e com uma lista cada vez maior de coisas para fazer”, disse a executiva, conforme uma gravação conferida pela Bloomberg.

A reportagem ainda menciona que produtores e testadores de controle de qualidade estão sendo alvo desses cortes e propostas de acordo de demissão.

Estúdios da Zenimax são fechados

O estúdio Arkane Austin, responsável pelo jogo Redfall, teve um desempenho abaixo do esperado no último ano. A Microsoft anunciou o fim do desenvolvimento do jogo e oferecerá "ofertas de compensação" aos jogadores que adquiriram conteúdo - que nunca será lançado.

Além disso, a Xbox também encerrará as subsidiárias Alpha Dog Studios, Roundhouse Games e Tango Gameworks, estúdio japonês responsável por sucessos aclamados pela crítica, como Hi-Fi Rush.

Matt Booty, chefe do Xbox Game Studios, comunicou por e-mail aos funcionários na terça-feira que essas mudanças visam priorizar títulos de impacto e investir ainda mais no portfólio de jogos de sucesso da Bethesda.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.